quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Democracia Cristã...mas o que é isso???

Eu tenho amigos que são dos mais diversos espectros políticos, nesses meus 30 anos de política consigo transitar do PSOL ao DEM, sem nenhum problema. Sou de uma geração que foi criada politicamente com o viés esquerdista, no meu tempo de formação, ser de "Direita" era ser corrupto, ultrapassado e quem não pensava no desenvolvimento. Mas eu cresci politicamente, estudei e descobrir que existem muitas correntes de pensamento que, infelizmente, a maioria da população brasileira desconhece.

Uma  dessas correntes é a chamada "Democracia Cristã". Mas afinal de contas, que é isso? Tentarei contribuir para essa discussão, escrevendo alguns textos sobre o tema, baseado nos livros que estudei durante meus anos de analises sobre doutrinas políticas.

A democracia cristã é um movimento político que se originou na Europa do século XIX, especificamente em países como Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Áustria, e Suíça. Na sua forma de organização, o movimento tem suas raízes ligadas na tradição católica (DSI – Doutrina Social da Igreja) ao lado de associações e sindicatos, inicialmente sem qualquer pretensão de formar um partido político. 

Em particular, durante a Segunda Guerra Mundial foi que surgiram enfim, os primeiros partidos democratas-cristãos, atraindo e integrando pessoas de várias camadas da sociedade, sendo ligadas umas as outras pelas suas tradições e valores. Em relação à Alemanha, a formação de uma união política composta por cristãos luteranos e católicos em associação com liberais e conservadores tradicionais, ofereceu suporte ao primeiro chanceler alemão da União Democrata-Cristã (CDU), Konrad Adenauer. 

Adenauer foi da maior importância para o duradouro sucesso da democracia cristã na Alemanha e até hoje, a Fundação que leva o seu nome é uma das maiores financiadoras de movimentos democratas cristãos pelo mundo. Há uns 20 anos atrás eu tive oportunidade de conhecer um pouco da Fundação Adenauer e foi onde pude estudar um pouco mais sobre o movimento.

Por muitas décadas os partidos democratas-cristãos contribuem para formar as políticas de inúmeros países europeus ajudando a promover um processo cada vez maior de integração econômica e política entre os países do velho continente.
Os fundamentos espirituais da democracia cristã tem sua origem na ética social-cristã  cristianismo, "bebe" nas tradições do liberalismo dos Iluministas, e no cultivo de valores cívicos pautados na ideia de que a menor unidade da sociedade é a família e como tal, é a unidade de formação da cultura e da ética que deve pautar o cidadãoA democracia cristã vê o ser humano dentro de uma perspectiva ontológica e antropológica não apenas compatível com o cristianismo, mas baseada nele. A democracia cristã está longe de ser uma doutrina teológica (alguém pode "desenhar" isso para os militontos da esquerda?). 
A democracia cristã ocupa no cenário político a posição de centro-direita; e é uma excelente alternativa política, não apenas para países desiguais como nosso, mas para garantir a recuperação da moralidade, da ética e dos valores tradicionais da sociedade ocidental, além de combater a perda dos valores cristãos do ocidente. 
De acordo com a democracia cristã, cada indivíduo é considerado único e deve ser tratado com dignidade. De acordo com a visão cristã da humanidade, o homem certamente não é um mero membro de uma classe social particular, tal como exposto pelo marxismo. Além disso, em contraste com as ideologias totalitárias, a ideia cristã de humanidade não se esforça para formar um “novo homem”, mas aceita cada pessoa como ele é, incluindo todas as suas virtudes, fraquezas e limitações. Ninguém na democracia cristã busca construir um "Super Homem" para substituir a carência de Deus.
Cada ser humano é único e deve ser entendido e defendido como tal. A crença na dignidade inviolável do indivíduo não deve levar a pensar que o homem é apenas uma unidade atomística e insociável. 
Pelo contrário, a visão cristã da humanidade ressalta dupla natureza do homem: O homem é ao mesmo tempo, um indivíduo com direitos inalienáveis ​​e um ser social que só pode realizar seu potencial através da convivência com outras pessoas. O direito do indivíduo a participar ativamente, de forma igual e com responsabilidade na política e na sociedade é derivada da compreensão da democracia cristã da dupla natureza do homem. Esta é a razão do porque a família, primeiro núcleo social é o fundamento sob o qual a democracia cristã se levanta, em contraste ao liberalismo clássico que enfatiza única e exclusivamente o indivíduo e em contraste ao socialismo que enfatiza unidades abstratas superiores como a classe, a nação ou a raça. 
Conseguem entender as diferenças?
No campo político, a liberdade só é possível através de direitos fundamentais constitucionalmente protegidos e inalienáveis, como por exemplo, a liberdade de religião, a liberdade de opinião, a liberdade de reunião, a liberdade de imprensa, a liberdade de associação, bem como o direito ativo e passivo de voto. (Voto facultativo). Na economia, a liberdade encontra expressão através do direito de propriedade, o direito ao livre desenvolvimento e expressão da personalidade, a liberdade de trabalhar, e a livre circulação de pessoas. 
No entanto, como as liberdades individuais não devem prejudicar a liberdade dos outros, elas são limitadas por restrições legais (direitos fundamentais e das liberdades negativas). Resumindo, um democrata cristão cumpre as leis, não abdica do direito de proteger a constituição e as leis vigentes, quando uma lei não se faz legítima ou saudável para a sociedade, um democrata cristão utiliza dos artifícios legais para alterar essa lei. (segue)



Nenhum comentário:

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...