terça-feira, 10 de outubro de 2017

Gramsci: da Arte à "Pedofilia"! 4

Neste quarto texto abordando um pouco do trabalho de Antonio Gramsci, eu vou me recordar de uma conversa que tive no sábado a tarde, tomando café no centro de Porto Alegre. Ao visualizar um show que se transformou em uma caminhada de pessoas do mundo evangélico e ao ser questionado "por que"a aquelas pessoas estavam ali, não pude deixar de lembrar do que venho estudando sobre Gramsci.

Em sua obra "Admirável Mundo Novo" (uma obra fundamental para se entender o totalitarismo contemporâneo), Aldous Huxley escreve uma frase que acaba por identificar o pensamento que Gramsci procurou passar aos seus camaradas comunistas. a frase é esta:

"O Estado totalitário realmente eficiente seria aquele onde o Todo-Poderoso executivo dos chefes políticos e o seu exercito de gestores controlariam uma população de escravos que não precisariam ser coagidos, porque amariam a sua servidão"

Reparem na força dessas palavras escritas por Huxley, elas nos mostram muito do que Gramsci pensava sobre a "maestria da consciência humana" (e nem acredito que Huxley tivesse algum tipo de contato com a teoria de Gramsci). Imagine pessoas livres que marcham como zumbis, sem nenhuma coação ou emprego de força, para uma escravidão total, aquela que ao entrar, dificilmente se consegue sair (lembram da marcha de evangélicos que falei no começo do texto?). essa é a proposta com a qual Gramsci idealizou a sua obra. tomando conta da consciência dos indivíduos, seria desnecessário qualquer emprego de força ou de campos de trabalhos forçados, como ele presenciara na URSS de Lenin e Stalin.

Mas o amigo leitor pode se perguntar: Como que uma ideologia consegue obter o domínio dos padrões de pensamento que estavam colocados na cultura das sociedades a milhares de anos??? quem vai te responder, amigo leitor, é Gramsci!!! De acordo com ele, o domínio da consciência de quantidades enormes de indivíduos será conseguido através do controle, por parte dos comunistas ou seus aliados, das Instituições culturais, as igrejas, a educação, os jornais, as revistas, as mídias digitais, a literatura, a música, o cinema e assim por diante (será que ficou claro o que acontece no Brasil, quando artistas se colocam "contra a censura", quando na verdade são apenas marionetes nas mãos de quem realmente detém o poder cultural??? Ou o "por que" do Fantástico fazer uma matéria defendendo o "fim da Intolerância"???).

A coisa é tão bem trabalhada que nem precisa se ter o controle sobre toda a informação, basta controlar as mentes que assimilam essa informação...perante tais condições, uma posição séria acaba por desaparecer, pois os indivíduos não serão capazes de entender os argumentos dos opositores do marxismo (você, com certeza, já ouviu as alcunhas: "coxinha", "fascista"...dentre outras) . Dessa forma, Huxley tem razão quando escreveu que os homens irão "amar a sua servidão" e nem perceberão o quanto se tornaram escravos e perderam a sua liberdade. liberdade está longe de ser uma qualidade do comunismo e de seus similares, o conceito é apenas usado como uma forma de propaganda.

Mas como todo processo, a conquista hegemônica de uma sociedade tem suas etapas e no caso do pensamento de Gramsci, essas etapas são:

1 - Como o Cristianismo é o principal "inimigo" a ser atacado, as igrejas são transformados em "clubes" politicamente motivados, que dão enfase a "justiça social" e no igualitarismo, e onde as doutrinas milenares e os ensinamentos morais são "modernizados" ou reduzidos à uma condição de irrelevância (vocês já ouviram falar em "Teologia da Libertação", nas eclesiais de base, em alguns que dizem que Jesus foi o primeiro comunista e por ai vai...)

2 - A educação tradicional é substituída por currículos escolares mais "emburrecidos" e "politicamente corretos" e os padrões acadêmicos são nivelados por baixo. Se substituí a competência e o conhecimento, por questões políticas e ideológicas.  (vide a "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, que em nenhum lugar no mundo se mostrou eficaz, mas aqui no Brasil é quase um dogma. E a questão de cotas raciais nas universidades).

3 - Os órgãos de informação são moldados para serem instrumentos de manipulação em massa e instrumentos de assédio e de descrédito das instituições tradicionais (voltemos a matéria do Fantástico, as pautas do programas de entretenimento e das novelas...)

4 - Os membros tradicionais e conservadores do clero são caracterizados como falsos e os homens e mulheres com esse perfil são chamados de hipócritas (vide o que falam sobre o Papa Bento XVI e o que se propaga sobre todos que se colocam como opositores ao marxismo)

A Cultura deixa de ser um suporte de apoio a herança nacional ou uma ferramenta de transmissão dessa herança para o que virão em seguida e passa a se tornar um meio de destruir as idéias. Neste aspecto eu acabei pesquisando um autor que eu não conhecia, mas que trata muito bem sobre o tema chamado Harold O.J Brown (um teólogo norte-americano), que escreveu: "Se destrói as ideias, apresentando aos jovens não os exemplos heroicos e sim, apresentando deliberadamente os exemplos degenerados"... Querem um exemplo aqui no Brasil? Dom Pedro II é retratado como um bobo, um preguiçoso, quando na verdade foi o maior estadista deste País e Zumbi dos Palmares, uma assassino escravagista, virou herói pela libertação dos negros.

Em outro patamar, a cultura tradicional Cristã é qualificada como "repressiva", "eurocêntrica", "racista", "machista" e, portanto, indigna de nossa devoção. em seu lugar o "primitivismo" puro mascarado como "multiculturalismo"  é apresentado como um "novo" modelo. algo mais "atual" com os "novos tempos".

O casamento e a família que são os alicerces de nossa sociedade são atacados e subvertidos. O casamento é caracterizado como uma conspiração dos homens para perpetuar a um sistema perverso de dominação sobre as mulheres e as crianças (engraçado é que se luta por "Casamento" entre pessoas do mesmo sexo, mesmo sendo uma "conspiração" para manipular). Segundo Gramsci e seus seguidores, a família tradicional é precursora do Fascismo e do Nazismo e de todas as formas de exploração. parece absurdo, não é? Mas está lá, na obra de Gramsci...se dê ao trabalho de pesquisar!!!

Para entender um pouco mais sobre essa visão Gramsciniana sobre família é necessário conhecer um pouco sobre uma vertente de pensadores que estudei a muito tempo atrás, mas que em decorrência desta produção, estou estudando novamente e, em breve, escreverei o texto de número 5 que falará sobre a "Escola de Frankfurt"  e suas influências sobre a chamada "Nova Esquerda", que de nova só tem o nome. Mas isso fica para um próximo texto... (segue)


Nenhum comentário:

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...