segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

A blogueira pop star


Que desembarcou no Brasil hoje foi a blogueira cubana Yoani Sanchez, iniciando a sua "turnê internacional", após conseguir permissão do governo da ilha para que pudesse deixar o país. Yoani se tornou famosa no mundo desde que lançou o blog "Geração Y", onde faz duras críticas ao regime dos irmãos Castro e a falta de liberdade de expressão na ilha caribenha. Yoani também "conquistou" a ira de 9 em cada 10 militante esquerdista do mundo, acusada de ser agente da CIA, marionete do capital internacional entre outros adjetivos que fazem parte do "chavão" esquerdista.

O certo é que Yoani apenas quis exercer o seu direito à expressão, dizer o que pensa sobre as condições em que vivem os cidadãos cubanos. E dizer o que pensa em regimes totalitários, é um crime inafiançável. Não posso dizer se Yoani está certa ou não em suas críticas. Conheci Cuba tem mais de 20 anos, muita coisa mudou de lá para cá, mas o certo é que, nos dias em que passei na Ilha, não puder fazer nada que não fosse acompanhado de perto por agentes do governo (fui até Cuba fazendo parte de um grupo de pessoas do ME para levar "solidariedade" ao regime de Fidel). Não vi nenhum cidadão que criticasse o regime e o que, à época, parecia uma vitória do socialismo, nada mais é, do que fruto da repressão política.

Não consigo conceber nenhum governo que tolhe a liberdade de expressão. Seja de direita, esquerda ou o que quer que seja. Governo que não permite o contraditório, é um governo que não pode ser chamado de democrático e de popular. E isso serve tanto para Cuba, quanto para qualquer outro país do mundo. Yoani pode estar a serviço de quem quer que seja, mas seja lá o que ela pense ou diga, ela tem o direito de dizer.

Nenhum comentário:

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...