sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A importância do Investimento na Educação!!!

Tenho pensado e pesquisado bastante sobre a situação atual da Educação o Brasil, pois é um tema de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer País, qualquer nação. Apesar da democratização do acesso à escola, cerce de 97% das crianças de 7 a 14 anos estão no Ensino Fundamental, ainda não houve a democratização da permanência.


O nível de evasão escolar, ou, como diria Paulo Freire, de expulsão escolar, é muito alto. Mesmo a democratização do acesso ainda não chegou à Educação Infantil nem ao Ensino Médio. A Educação básica é um direito subjetivo constitucional, tem de ser oferecida em seu conjunto.

É bem alta também a distorção idade-série, ou seja, muitos alunos não estão na série correspondente à sua idade.

Cabe a comunidade escolar (pais, alunos, professores e funcionários) se apropriar do trabalho pedagógico como protagonistas, não apenas como espectadores, mas isso ainda é muito raro, infelizmente

Como diria o professor Mário Sérgio Cortella: “A qualidade do ensino tem de melhorar e ascender a uma sólida base científica, de formação de cidadania e de solidariedade social. Isso exige um contrato de condições de trabalho diferente para os educadores e um sistema nacional de formação docente”

Ainda assim, por volta de 10% dos brasileiros adultos são analfabetos. É uma vergonha para um país que pretende ser uma grande potencia mundial, um País reconhecido pelo mundo como uma grande Nação. A problemática na Educação não depende apenas do orçamento do Estado, seja ela prefeitura, governos estadual ou federal, mas dependem dele também. Se não chegarmos a 2020 investindo pelo menos 7% do PIB em Educação, não conseguiremos vencer essas barreiras.

Educação deve ser encarada por pais e responsáveis como um investimento no futuro, não somente dos filhos, mas também de toda uma geração que em breve será a gestora dos destinos da Nação e com esse tipo de investimento não se pode brincar, não dá para fazer “Economias de ocasião” e deixar de lado a qualidade do ensino que será passado para seus filhos.

O investimento feito em uma boa educação, uma escola de qualidade, com professores qualificados, é um investimento que não tem como ser deixado de lado. Cabe aos pais e responsáveis proporcionar sempre o melhor para seus filhos e isso deve constar no planejamento familiar, onde deve ser aplicado aquilo que se ganha e com certeza, não existe investimento maior do que o feito na educação dos filhos.

Essa questão me incomoda muito, vejo alguns pais e responsáveis não agindo como devem no investimento educacional dos seus filhos, isso se reflete em uma sociedade sem projeto, sem educação e, por conseguinte, uma sociedade sem nenhuma perspectiva de crescimento. Não podemos mais admitir uma sociedade assim.

É necessário que a comunidade acadêmica tome uma atitude e que a sociedade saia de sua inércia e invista na Educação, senão, estaremos condenados a uma "Sociedade de Autômatos"!!!

Nenhum comentário:

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...